Volume 18  |  Número 2  |  Ano 2014

 
  A locomoção natural dos elementos: Tomás de Aquino, crítico de Aristóteles latino

 Evaniel Brás dos Santos

Resumo

Neste artigo sustento, por um lado, a ocorrência da afirmação do automovimento dos elementos na Physica II, 1, de Aristóteles latino (Vetus) e, por outro, a existência de uma crítica explícita estabelecida por Tomás de Aquino no In Physica II, 1, n. 3, à tese do automovimento dos elementos presente na Physica II, 1. A análise se baseia em dois termos: motum e movendi, termos que traduzem ὁρμὴν e κινεῖσθαι respectivamente. Partindo de uma micro exegese de tais termos, sobretudo quando dizem respeito aos corpos simples, explicito que a ciência natural de Aristóteles latino e a ciência natural de Tomás são incompatíveis no âmbito da filosofia e da gramática, uma vez que, para o primeiro, natureza é necessariamente princípio ativo, e, para o segundo, ela só pode ser princípio passivo.

 
 

Abstract

In this article, I stand for both the occurrence of assent to the elementary selfmotion in the Latin Aristotle's Physica II, 1 (Vetus), and to the existence of an explicit criticism by Thomas Aquinas in the In Physica II, 1, n. 3, against the elementary selfmotion stated in the Physica II, 1. My analysis is based on two terms, motum and movendi, which is Latin for ὁρμὴν e κινεῖσθαι respectively. Starting from a micro exegesis of such terms, specially when it comes down to the simple bodies, I show that the Latin Aristotle's natural science and that of Thomas Aquinas are incompatible in respect to both philosophy and grammar, since for the former nature is necessarily active principle, whereas for the latter it can only be passive principle.

 
  

     Francês


 

  

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ISSN 1414-3003

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